Programa de Auxílio Comunitário Terapêutico de Porto Alegre

Entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a Prevenção, a Recuperação e a Ressocialização de Dependentes Químicos masculinos e, também, o apoio aos seus familiares.
Atende convênios SUS e Particulares.

PACTOPOA "DIZENDO SIM À VIDA"

Saiba mais

A Instituição

Lorem Ipsum No dia 10 de julho de 1989, voluntários abnegados fundaram a PACTO - Programa de Auxílio Comunitário Terapêutico. Em 29 de setembro de 1990, dia do Arcanjo São Miguel, foi instalada no distrito de Lomba Verde, município de Viamão, sua Comunidade Terapêutica (CT), denominada FSJ - FAZENDA DO SENHOR JESUS.

PROGRAMA TERAPÊUTICO

A PACTOPOA tem por objetivo principal, recuperar jovens adolescentes entre 12 e 18 anos, e adultos até 58 anos. Sua proposta está voltada ao auxílio para o Dependente Químico que deseja recuperar sua vida com dignidade, bem como ajudar seus familiares na aplicação de tal propósito, e que diz respeito à utilização de Valores Físicos, Éticos, Morais, Intelectuais e Espirituais. Tais valores, segundo os princípios fundamentais do Código de Ética da FEBRACT - Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, podem ser definidos como:

- Respeito à dignidade humana;
- Permanência e aceitação do Programa Terapêutico, de forma livre e voluntária;
- Permanência assegurada em ambiente livre de drogas, sexo e violência;
- Amor Responsável;
- Honestidade;
- Solidariedade;
- Busca do SENTIDO DA VIDA.

O QUE FAZEMOS

Auxiliamos o acolhido a desenvolver um novo projeto de vida identificando e reformulando seus comportamentos de risco, para que consiga viver livre, sem precisar do uso de substâncias. Se o dependente químico não mudar os seus comportamentos, hábitos, atitudes e relações, inevitavelmente ele voltará ao uso da droga. Portanto, mais do que salvar a vida, é preciso mudá-la.

COMO FAZEMOS

A comunidade terapêutica tem o intuito de transformar vidas de forma voluntária, e dentro da seguinte ideologia, baseamos nosso programa em três etapas:
* Desintoxicação, adaptação e compreensão do programa;
* Autoconhecimento, revisão de valores e comportamentos;
* Reinserção Social gradativa.

A PACTOPOA dá condições para que médicos e psicólogos - externos ao serviço - possam dar assistência a seus pacientes, durante seus tratamentos.

EQUIPE

A PACTOPOA dispõe de uma equipe técnica profissional capacitada, composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, nutricionista, consultores em dependência química, e monitores formados através de cursos de capacitação, propostos pela FEBRACT -Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas.

Contato

Rua Dr. Telmo Vergara, 293
Partenon - CEP: 91530-300
Porto Alegre - RS

Tel: (51) 3013-6007

recepcao@pactopoa.com.br